Terça-feira, Julho 27, 2004

Humanismo vs. Religião

Há pessoas que acreditam em deuses superiores que governam, gerem, e decidem a sua vida. Eu venho falar um poucosobre o que acho disso. Em primeiro lugar, não acho que exista alguma entidade divina extra-humana.
Acredito que todos podemos possuir uma entidade divina, alguém a quem pedimos conselhos, ajuda quando precisamosde apoio, um sorriso quando estamos tristes. Mas essa entidade divina é humana. Geralmente um namorado(a) ou melhoramigo(a) ou familiar... Porque se estamos á espera de um deus das alturas..poderemos falar com ele, mas ele algumavez falará connosco? Olhando á nossa volta, vemos um mundo repleto de vidas, de objectivos atingidos, de objectosconstruídos, de ideias pensadas... por quem? Por algum deus? Não. Por humanos. Olhando á nossa volta, não encontramostraços de actividade divina nenhuma, tudo foi construído ou pelo próprio Homem, ou pela Natureza e suas leis.Analisando algumas frases habitualmente proferidas por quem nele acredita:
"Graças a Deus!"
Discordo totalmente com esta frase, por tudo aquilo que disse até agora. Imaginemos um exame nacional do ensinosecundário. Um aluno consegue passar... haverá algum sentido em felicitar Deus com aquela frase? Não! Pois não foigraças a ele, foi graças ao aluno e á sua mente. Quando uma longa viagem corre bem, e dizem "Graças a Deus chegaram bem"...Será realmente graças a Deus? Ou graças á perícia e cuidado do condutor/piloto? Penso que há muita gente neste mundoque deveria abrir mais os olhos para os responsaveis pelo que se passa á nossa volta, e perceber que somos nós própriosos responsaveis por isto tudo. Há pouco decorreu o Euro 2004, e uma das situações que mais me repudiava era quando aspessoas, pegando em terços e imagens de Cristo, rezavam para que corresse bem, e depois diziam "Eu rezei e ganhamos!"Por amor aos JOGADORES! Isto tem algum sentido? Se a selecção ganha um jogo é graças ao esforço e técnica dos jogadores,NUNCA devido a algum deus que os tenha feito ganhar... Há pessoas que vêem deus em tudo, e levam até a estes jogos ondenão há NENHUM sentido em chamar por dele... E as outras selecções? Não têem deuses? Muitas não veneram o mesmo deus quea maioria do nosso povo? Porque haveria deus de nos ajudar a nós, e não a eles? Quando rezam a deus, e o pedido acontece,dizem "Graças a Deus", mas quando rezam, e não acontece, não se lembram que deus lhe falhou... afinal onde estava ele?Se se faz uma viagem segura, "Graças a deus a viagem correu bem", mas não se lembram de todas as centenas de sinistrosrodoviários que acontecem todos os anos... onde estava deus nessa altura? Resposta: não estava, e nunca esteve.
"Se Deus quiser"
Esta frase é o oposto ao humanismo. O uso mais vulgar é "Até amanha, se Deus quiser". Mas que decisão tem este deussobre nós? Se não nos virmos amanha é porque não calha, e se por acaso algum de nos perder a vida até lá, é devido a algum erro nosso, ou a alguma falha de saúde, gerada por sucessivos erros nossos, ou a erros na nossa concepçãosobre os quais não tivemos controlo. Em relação a tudo o resto, as coisas não acontecem se um deus quiser.Acontecem se nós quisermos, se nós tentarmos, e seremos nós a conseguir.

As pessoas devem acreditar mais em si próprias e nos outros, em vez de ficar á espera que alguém do alto nos resolvaos problemas. Se estivermos em crise, não é rezar que a irá resolver, é lutando contra ela, e tentando resolvertudo aquilo que a tenha provocado. Se não tivermos força para acreditar no ser humano, se não vemos razões parao fazer, ou acharmos que o ser humano é demasiado fraco, devemos olhar á nossa volta e compreender a origem disto tudo!Devemos ver as aldeias, cidades, impérios e países construidos! Devemos pensar nas curas para todas as doenças que encontrámos! Devemos ler todas as palavras que os poetas já escreveram, ver todas as obras que todos os pintoresjá produziram. Temos que olhar para o nosso mundo actual e compreender que foi construído pelo homem. E se o homemfosse fraco, não o teria conseguido fazer! Então, devemos continuar a acreditar em nós próprios e lutar comas nossar próprias maos pelos nossos objectivos, pela nossa felicidade, por tudo aquilo que gostávamos que acontecesseNós possuímos uma parte espiritual...mas somos físicos. Deuses são apenas espirituais, por isso não nos devemos guiarpor eles, a não ser que o façamos da forma como falei no início: um(a) deus(a) humano(a). Devemo-nos guiar poralgo que possa satisfazer o que precisamos, em ambas as dimensões, espírita e física. Tudo aquilo que construímostem estas duas dimensões. Uma empresa que fundámos, fizemos crescer, e chegar a sucesso: é física, tem instalações,tem produtos, tem números fiscais, e dinheiro. Mas ao mesmo tempo tem o valor espiritual e simbólicos daquilo com queum dia sonhámos, tentámos construir, e conseguimos. Significa um objectivo que cumprimos, e tem valor por isso.Uma pessoa especial é o melhor deus que poderemos algum dia ter, pois além de lhe podermos falar e comunicaros nosso problemas, e pedir ajuda, ela pode também responder-nos, sorrir-nos, ajudar-nos. O nosso mundo é ummundo humano, e é assim que devemos olhar para ele. É assim que devemos viver nele, e é assim que devemos pensar:
de forma humana.

7 Comments:

At 2:53 PM, Anonymous Anónimo said...

Gande cena, a meioria das pessoas nem reparão nisso, Para muitos deus é o senhor Todo poderoso que manda e desmanda nas nossas vidas , Religião so mts perguntas sem resposta, cenas que nao batem certo com a realidade, é a mesma cena que dizerem que um guerra é santa, se uma guerra é santa porque tantos mortos onde esta deus naquela altura para acabar com ela para realmente podermos dizer "Graçãs da Deus". Tiago Ta gande Txt e ja da muito que penssar :)

bAnE_

 
At 7:10 PM, Blogger Tiago Ribeiro said...

lol thnx =D yah, axu kah mta gent k prcisa d acordar pa vida e po mundo =O

 
At 2:48 AM, Anonymous Anónimo said...

"Pior cego é aquele que não quer ver"
Nosso Senhor , 0000 D.C.

Tu é que precisas de acordar para tua vida imunda meu grande animal!

Dizes que tudo foi feito pelo Homem ou pela Natureza ; quem é que construiu isso tudo? Apareceu simplesmente?

-sigh-

PS: Se ainda continuas a ler este comentário é porque ainda não acordaste pa vida , ou pior...não tens vida :)

 
At 3:03 AM, Blogger Anti-Metafísico said...

Respeito a tua opinião mas não concordo. A Lei Cristã (como TU devias saber) não diz que todas as obras feitas pelo ser humano foram obra de Deus , apenas diz que Deus criou a tal humanidade a que te referes. Mas isso não é um grande problema porque cada um é livre de pensar o que quiser , agora espero que não sejas como aquelas pessoas que numa situação dizem o que não acreditam para agradar às catequistas e depois venham mandar vir com tudo e com todos no blog só porque são solitários e não têm mais nada que fazer a vida (e isto exclui o cortar a relva).

DETESTO ESSAS PESSOAS!!!!!!!(Leia-se "HIPÓCRITAS") ;-(

Acredito que não sejas uma dessas pessoas embora ache que não deves perder tempo a pensar nessas merdas que só te fodem a cabeça e não levam a lado nenhum!

GET A LIFE!

Hasta

 
At 12:04 AM, Blogger Tiago Ribeiro said...

bom, para o anónimo.. axu k a splikação cientifika eh mais credivel k a religiosa =X tudo bem..xegamos ao ponto de "o k havia antes do big bang?" mas ve pelo lado relogioso.. o k havia antes de Deus? d ond surgiu ele? possivel resposta: "sempre existiu." sempre? iso signifika o k? k nunka foi criado? na lei basica da existencia, para algo existir, teve ke surgir/ser criado =O logo ambos os caminhos nos levam a factos inconclusivos..logo, cada um opta por akele k axar mais fundamentado, e eu apenas defendo isso mm.
em relaçao ao comentario de Anti-Metafísico..
akilo ke critico aki eh mais o facto de as pessoas trazerem tudo da vida para a religiao..como dizes, a Bíblia fala da criação da Natureza e da Humanidade..yah, nao contesto isso =X posso nao concordar, mas isso eh como dizes..a opiniao de cada um.. agora akeles exemplos de k falo acerca de akelas 2 frases.. eh k e algu k m revolta, e k deixa o Homem numa posição inferior akela em k realmente se encontra =X dizem k o Homem é um fraco, é um pecador, e k não é nada sem o seu Deus..bah é isso k odeio sobre religiao =X
e em relaçao aos "get a life", o uniko comentario k tenhu a fazer, eh k na opiniao k exprimem acerca disso.. s voces tb s dao ao trabalho d ler e comentar, tao tb deviam colar eça frase a voces =O axu k akilo tdo k skrevo neste blog, tem a ver com o k vivi e pensei durante a minha life.. s nao a tivess n teria nada k dizer =X tdo bem, oj em dia monts d gent usa eça frase, mas yah, axu k as vezs dviam pensar nela ants d a usar =P
thanx plos comentarios =D

 
At 2:21 AM, Anonymous Anónimo said...

sim sim...diga-mos k acredito num existencialismo segundo Sartre...ou seja...um existencialismo ateu! A ideia base do post n é totalmente descabida... Mas axo k tás a cometer o mmo erro dos irmaos wachowski cometeram no matrix: Amor! A definiçao de Deus n é propriamente uma definiçao relativamente a algo fisico, mas sim a uma força que existe...e k interfere com as noças acçoes, uma força "extra-nós"! ja vi k nao acreditas que essa força existe, pelo menos na forma em k se diz Superior... No meu ver, nd disso existe! nós somos akilo k fazemos por ser, ou seja, akele dito milagre de irmos buscar forças n sei onde para sobreviver á situaçao extrema, n passa de sermos nós proprios com toda a nossa experiencia devida! É devido a NÓS que conseguimos fazer certas e determinadas situações! Mas o cerne da kestão n s prende apenas a esse facto, mas sim ao facto de nos sentirmos mais protegidos e menos vulneraveis se acreditarmos que temos alguem superior a nós que nos irá deitar a mao nos momentos maus! se calhar essa crença por vezes é tao grande, que acreditamos nela...e é por acreditarmos nela k a especie de milagre acontece! Em analogia, seria o mmo k inventarmos kualker coisa, especie de mentira e virmos a acreditar nela! Se virmos deste prisma torna-se ridiculo! Para alem do mais, a existencia de um deus iria retirar o facto de sermos livres, quero eu dizer kom isto, que se existe alguem capaz de mudar o rumo dos nossos acontecimentos e das nossas escolhas, entao nao somos livres, pois liberdade exige opçao de escolha, e com a escolha recolher a devida consequencia, um intervençao divina iria alterar a nossa consequencia ou futuras escolhas!

Quanto as ditas fases relativamente ao "Graças a Deus!" discordo completamente!
Eu sou ateu, e digo algumas vezes "graças a deus!". é uma expressao que cujo significado n é denotativo! é como que uma metafora para dizer: "Até que enfim", "finalmente", etc... é uma frase dita inconscientemente, que no meu ver, n tem nd relacionado com religioes ou deus.
o mesmo se passa com a outra frase: "se deus quiser", que ker dizer: "pah, s n acontecer nd contra"!

Já é bués tarde, e ja tou a perder-me completamente...s for preciso amanha faço ajustes...mas as ideias sao essas!

Hasta!

P.s: ja tomavas mais atençao as palavras pegadas, ou compravas um teclado novo caso o teu "space" esteja com mau funcionamento!

 
At 3:38 AM, Anonymous Anónimo said...

FODASSS! GET A FRIGGIN LIFE!!!!
VAO AS GAJAS CRL!

 

Enviar um comentário

<< Home